Loving Reggae - As Melhores Aqui!

Loving Reggae

Loving Reggae
As Melhores Aqui!

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Choque pela morte de Lucky Dube

Fans em todo o mundo estão a prestar as suas homenagens à estrela de reggae da África do Sul, Lucky Dube, que foi morto a tiro esta sexta-feira nos arredores de Joanesburgo.
Ele estava a levar os filhos adolescentes a um local num subúrbio de Joanesburgo, quando foi atacado por ladrões de carros.
Estações de rádio locais estão a ser inundaadas por ouvintes em lágrimas expressando a sua raiva e repúdio pelo assassinato, e renovando as suas exigências para que as autoridades actuem contra o crime.
Tal como Bob Marley, Lucky Dube é considerado um dos grandes artistas de reggae que cantou os problemas sociais. Ele foi também uma das vozes mais críticas do regime do apartheid.
'Combatente da Liberdade'
Correspondentes dizem que a morte a tiro de cantor de 43 anos de idade chocou os sul-africanos, que estão já acostumados a viver com uma das taxas de criminalidade mais altas do mundo".
A BBCparaAfrica falou com vários músicos moçambicanos, todos eles manifestamente pesarosos pelo trágico desaparecimento de Dube."Lucky Dube era o músico sul-africano mais bem sucedido internacionalmente", disse o jazista moçambicano Moreira Chinguiça.
John Hassan, um percussionista moçambicano há 20 anos radicado em Capetown, disse ter "sido uma morte desnecessária."
A partir de Joanesburgo, o antigo jornalista Dan Moyane, mostrou-se chocado: "É uma tragédia nacional (...). A indústria da música sul-africana está de luto".
Receios de crime
O músico e produtor TK da gravadora TS e um amigo de Dube disse à BBC que o assassinato era tragicamente irónico.
"Todo o continente perdeu um artista, um músico, um homem que lutou pela liberdade à sua maneira, no seu direito, que foi morto por uns tipos que queriam roubar o seu carro, parece realmente uma história do Mickey Mouse, " disse.
Combate ao crime
Partidos da oposição e da ala juvenil do ANC, no poder, apelaram ao governo para tomar medidas drásticas contra o crime.
Ouvintes que telefonaram para estações de rádio na África do Sul pediram que a equipa sul-africana de raguebui preste homenagem ao músico quando entrar em campo na final do Taça Mundial, contra a Inglaterra, este sábado em Paris.
O Presidente Thabo Mbeki vai assistir à final e prestou já tributo à estrela de reggae antes de embarcar para França:
"É na verdade muito triste que isto tenha acontecido a um grande sul-africano, um grande músico, reconhecido mundialmente".
"Devemos continuar a agir em conjunto como um povo que combate esta terrível onda de crime que tem tirado a vida a demasiados sul-africanos", disse Mbeki.

Mpho Lakaje da BBC em Joanesburgo, diz que a polícia continua ainda na persiguição de três homens que se pensa estarem por detrás do ataque que tirou a vida a Lucky Dube.
Os seus albúns Slave, Prisoner e 'Together As One' grangearam-lhe o reconhecimento nacional e depois internacional.
Há três anos o seu 'hit' anti-apartheid 'Together as One' de 1989, que apela para a paz e harmonia no mundo, foi uma das canções mais votadas de África do Top 10, pelos ouvintes e leitores da BBC.

http://www.bbc.co.uk/portugueseafrica

Um comentário:

..:: Seguidores ::..

Curta a Nossa Página no Facebook! Clique na imagem

Curta a Nossa Página no Facebook! Clique na imagem
Todo Sábado das 18:00 ás 20:00hs!

Arquivo do blog

Marcadores

..:: Facebook ::..

Casal Roots - Adele Sistah e Julio Rasta Roots

Casal Roots - Adele Sistah e Julio Rasta Roots
Aleluia Roots Reggae - Itacaré

Adele Sistah e Andrew Tosh

Adele Sistah e Andrew Tosh
Aleluia Roots Reggae - Itacaré

Andrew Tosh

Andrew Tosh
Aleluia Roots Reggae - Itacaré

Pablo Moses

Pablo Moses
Aleluia Roots Reggae - Itacaré

Angel Systah e Adele Sistah

Angel Systah e Adele Sistah
Aleluia Roots Reggae - Itacaré

Filhos de Negus (1976) com Ras Michael para a esquerda, o falecido Geoffrey Chung com um chapéu grande, eu Kiddus peito nu, e Robbie Shakespeare em uma camisa laranja. (Foto: Pete Simon) Fonte: http://www.reggae-vibes.com/

Sly Dunbar, Peter Tosh e Robbie Shekspeare

Sly Dunbar, Peter Tosh e Robbie Shekspeare

Sly and Robbie

Sly and Robbie
Sly and Robbie é um prolífico jamaicano seção rítmica e duo de produção, associadas principalmente com o reggae gênero. O baterista Sly Dunbar eo baixista Robert Shakespeare ingressou em meados dos anos 1970 depois de estabelecer-se separadamente na Jamaica como músicos profissionais. Sly and Robbie são estimados para ter jogado em ou produzidos 200.000 gravações, muitas delas em sua própria etiqueta, registros de táxi.

Robbie Shakespeare

Robbie Shakespeare
Robbie Shakespeare (direita) jogando com Peter Tosh na Doutor Bush, turnê de 1978